GRUPO DE PESQUISA
A Análise Estatística Implicativa e outras abordagens teóricas e metodológicas na pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática
Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências Universidade Federal Rural de Pernambuco
Recife - Brasil
Sobre a
Análise Estatística Implicativa
(A.S.I.)
Consideramos a Análise Estatística Implicativa – ASI – (GRAS et al. 2009, 2013, 2017) como um quadro teórico para construir, tratar, analisar e interpretar os dados. Desde a sua origem (1979) a partir dos trabalhos do fundador Régis Gras, a originalidade da ASI foi de orientar a construção da sua ferramenta, não somente, nas variáveis geradoras de dados, mas também, numa primeira fase, na pesquisa de relações não simétricas entre variáveis e, além disso, entre grupos de variáveis. Ao longo dos 40 anos de desenvolvimento, a natureza das variáveis a serem tratadas pela ASI evoluiu passando das variáveis binárias para variáveis numéricas discretas ou continuas com valores no intervalo [0 ; 1] bem como a população de estudo passando de numerável para continua. Os modelos matemáticos e estatísticos mobilizados para fundamentar os critérios de seleção das associações a serem retidas evoluíram para se adaptar a natureza das variáveis.
Jean-Claude Régnier (2017)
A Análise Estatística Implicativa constitui uma ferramenta poderosa para o tratamento de dados em pesquisas em diversas áreas do conhecimento. Ela surge com base em investigações na área da didática da matemática, mas se expande para diversos domínios como da História da Arte, Educação, Saúde, Psicologia, Tecnologia de Informação e Comunicação etc. Nesse grupo de pesquisa, procuramos utiliza-la em pesquisas na Área de Ensino de Ciências e Matemática. Um grande problema que observamos nessa área, como em outras áreas, é a confusão que se faz com o uso do termo qualitativo e quantitativo. Dificilmente se realiza uma pesquisa apenas "qualitativa". Ao estudar apenas um indivíduo (que poderia ser chamada por alguns pesquisadores como uma pesquisa "qualitativa") poderia se analisar o seu discurso entre outras análises. Para isso, pode se observar a frequências com que uma palavra é dita e realizar outras analises que vai muito além da forma como alguns pesquisadores utilizam o termo "qualitativo".
A Análise Estatística Implicativa vem sendo utilizada por grupos de pesquisa em todo o mundo. Nos colóquios internacionais A.S.I. Tivemos a participação de pesquisadores ligados a instituições de 22 países. Consideramos uma ferramenta poderosa e que vem sendo utilizadas no nosso grupo em diversas pesquisas inclusive de mestrado e doutorado.
Vladimir Andrade