GRUPO DE PESQUISA
A Análise Estatística Implicativa e outras abordagens teóricas e metodológicas na pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática
Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências Universidade Federal Rural de Pernambuco
Recife - Brasil
Pesquisadores ASI
Foto ASI 9
A Análise Estatística Implicativa como quadro teórico para construir, tratar, analisar e interpretar os dados teve sua origem no final dos anos setenta, tendo sido criada por Régis Grás. Nos anos 80 inicia o desenvolvimento do software CHIC, que é aperfeiçoado nos anos 90. O desenvolvimento desse software possibilitou realizar inúmeras pesquisas utilizando a ASI. Em 2000 inicia-se os colóquios internacionais A.S.I. Ao longo dos anos tivemos a participação nos colóquios A.S.I. de pesquisadores ligados a instituições de 22 países. Desta forma temos uma grande lista de pesquisadores que trabalham com A.S.I. Nessa página limitamos a apresentar o fundador e alguns dos pesquisadores atuantes e que tiveram um papel histórico relevante no desenvolvimento da A.S.I.
Régis Gras (1933 — 2022)
É o fundador da teoria estatística, do conjunto de métodos e ferramenta da Análise Estatística Implicativa. Ele continua até hoje junto com sua equipe no desenvolvimento e extensão da A.S.I. Ele foi o presidente de 4 conferências ASI (França 2001, Brasil 2003, Italia 2005 e Espanha 2007) e foi Presidente de honra das últimas conferências ASI (Italia 2010, França 2012, Tunisia 2015 e França 2017). Foi o presidente de honra do Simpósio Internacional ASI (Brasil 2017). Ele também é membro fundador da associação "Extraction et Gestion des Connaissances". Ele é autor e/ou diretor de 8 obras, 6 filmes pedagógicos e co-editor de 6 livros.
Regis Gras é professor Emérito da Escola Politécnica da Universidade de Nantes (França) e membro da equipe Data User Knowl Edge (DUKE) do Laboratoire Informatique de Nantes Atlantique (LINA-UMR CNRS 6241) desde1998. É Doutor de 3ème cycle em seguida Doutor em puis Doutor em ciências matemática em 1979, possui o título de HDR (Habilité à diriger des Recherches) obtido em 1985 na Universidade de Rennes 1 (França). Ele foi presidente da Comissão Francesa para o Ensino de Matemática (1995-1998), depois membro do comitê sobre Ensino da Sociedade Europeia de Matemática (1997-2003). Ele realizou numerosas missões de formação na Africa, America do Sul e Oriente Médio.
Aos 89 anos em 2022 o professor Régis Gras faleceu deixando vivo o seu legado.
Link para homepage de homenagem a Régis Gras:
https://sites.univ-lyon2.fr/asi/12/?page=6
Muitas das informações do texto acima foram tiradas de:
Jean-Claude Régnier
Um relevante colaboradores de Regis Grás é o professor Jean-Claude Régnier. Ele foi presidente do comitê científico do quinto ao nono Colóquio Internacional sobre Análise Estatística Implicativa. Foi presidente do comitê cientifico do primeiro 1º Simpósio Internacional Lusófono de Análise Estatística Implicativa. É membro da Sociedade Francesa de Estatística (SFDS), foi presidente durante 8 anos (2003-2011) do grupo especializado “Ensino da Estatística” da SFDS. Também é membro do ISI4 (International Statistical Institute, no qual ele foi eleito como Ordinary Member em 1999), bem como da IASE5 (International Association for Statistical Education). É atualmente professor titular-pesquisador (com o título: Professeur des Universités Classe Exceptionnelle) no laboratório UMR 5191 ICAR da Université de Lyon (FRA). Sendo colaborador de diversas instituições como a Université de Sherbrooke, no Canadá; a Universidade de Tomsk na Sibéria (Rússia) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco, Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu-UCS) da UCS (Universidade de Caxias do Sul) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Centro Universitário Franciscano de Santa Maria. No Brasil recebeu o título de Doutor Honoris Causa:
https://www.ucs.br/site/noticias/17518/
Professeur émérite des Universités (Classe Exceptionnelle)
Président coordinateur du Groupe d'Experts Internes section 16 (psychologie) et 70 (sciences de l'éducation de l'Université Lyon2
PVE 2015-2018- Pesquisador Visitante Especial do Programa Ciência sem fronteiras - CAPES Brasil - UFRPE
Professor convidado desde 2014 do Laboratory of sociocognitive linguistics and foreign language discourse teaching. National Research Tomsk State University. (Tomsk Russie)
Membre permanent du laboratoire: UMR 5191 ICAR (ICAR2)- Université de Lyon - Lyon2 http://www.icar.cnrs.fr/membre/jcregnier/
Directeur de thèses ED485 EPIC http://epic.univ-lyon2.fr/
Enseignement : ISPEF Sciences de l'éducation 86 Rue Pasteur (G317) 69007 Lyon
http://www.icar.cnrs.fr/membre/jcregnier/enseignements/
Publications : http://hal.inria.fr/aut/jean-claude+regnier/
CNPq Brasil http://lattes.cnpq.br/1826238948662593
Saddo Ag Almouloud
Durante sua tese de doutorado na França no início dos anos 90 reescreve e aperfeiçoa o software CHIC utilizando a linguagem de programação Turbo Pascal 6. Com sua vinda para o Brasil nos anos 90 torna-se um importante colaborador e divulgador da ASI no Brasil, além da sua participação na comunidade internacional ASI e participação nos colóquios ASI e no SILASI.
Vice-coordenador do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil
Doutorado em Mathématiques Et Applications. Université de Rennes I, RENNES 1, França.
Raphael Couturier
Em 1993 reescreve o CHIC utilizando a linguagem C++. E é o responsável até hoje pelo desenvolvimento e atualização desse software. Criador e desenvolvedor da versão R-CHIC.
1996 - 1999 : Thèse d'informatique au Loria, Nancy
1999 : ATER en informatique à l'IUT de Belfort-Montbéliard, UFC
2000 : Maître de conférence en informatique à l'IUT de Belfort-Montbéliard, UFC
2005 : HDR à l'UFC
2006 : Professeur en informatique à l'IUT de Belfort-Montbéliard, UFC
2008 - 2011 : Chef du département informatique de l'IUT de Belfort-Montbéliard
2010 -2016 : Directeur adjoint du DISC
Depuis 2010 : Responsable de l'équipe AND
Foto ASI 6